Alice no País das Maravilhas: 146 anos

Versão do filme que eu assistia na Sessão da Tarde

O inglês Charles Lutwidge Dodgson foi um professor de matemática. Lewis Carrol, também nascido na Inglaterra, foi o autor de Alice no País das Maravilhas. A coincidência é que os dois dividiam o mesmo corpo.

O livro é um dos mais célebres do surrealismo, sendo considerado uma obra clássica da literatura inglesa. Charles/Lewis narra a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a desloca para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.

Charles Lutwidge Dodgson, também conhecido como Lewis Carroll

Aliás, hoje está completando 146 anos da primeira publicação do livro. E outra, ele tem uma continuação: Alice do Outro Lado do Espelho, porém eu nunca tive contado com este segundo.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Informação, Literatura

Uma resposta para “Alice no País das Maravilhas: 146 anos

  1. viviane

    É um dos meus livros preferidos. Fiquei muito feliz quando o Tim Burton dirigiu o filme, ele sempre deixa com um ar meio soturno(mesmo não conseguindo dessa vez na minha opinião). A propósito, o segundo livro “Alice através do espelho” é genial, vale muito a pena ler. O livro foi escrito como se fosse um tabuleiro de xadrez, excelente!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s