Subjetividade Capitalística

De forma simples e abreviada, capitalístico é o modo de produção capitalista disseminador de subjetividade, ou seja, é o capitalismo que produz subjetividade, que subjetiva o indivíduo. Toda a subjetivação é a modelização do modelo capitalístico. Essa subjetivação capitalística faz do homem um sujeito maquínico (diferente da mecânica, como máquinas teóricas, sociais, estéticas – produtoras de desejo). Esse sujeito vive em uma sociedade dominada pelo modo capitalista, onde tudo é fragmentado, desconstruível, instantâneo e volátil.

Félix Guattari

Pode-se pensar em uma concorrência como fonte de felicidade, mas que na realidade deixa o ser humano na angústia da solidão, tendo que lutar e competir contra todos, para poder sobreviver. Desta forma, os indivíduos são formados por “máquinas capitalísticas” e essas são constantemente formadas e modeladas. Pensando nisso, é possível concluir que cada sociedade corresponde a um campo de força que produz diferentes subjetividades.

Como já disse Guattari (foto), a vida doméstica vem sendo influenciada constantemente pela mídia. Esta vida conjugal e familiar se encontra ossificada por uma padronização de comportamentos, constantemente moldados dentro do paradigma da máquina capitalística. Esse controle se dá de forma rápida, imperceptível, constante e ilimitada, tendo a mídia como instrumento auxiliar principal na produção desejante. Assim, a subjetividade funciona em nossas formas de pensar, de perceber o mundo e de se relacionar com uma sociedade suporte das forças produtivas. Hoje em dia, as forças que administram o capitalismo, entenderam que é mais importante produzir subjetividade do que qualquer outra produção.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Filosofia, Psicologia

2 Respostas para “Subjetividade Capitalística

  1. Vagner

    O texto deve contribuir para a desnaturalização da subjetividade moderna. Grande causa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s