Dia Mundial do Rock

Ontem foi o dia dedicado ao Rock, ritmo/estilo que muito marca a humanidade. Mas qual o motivo da sua comemoração nessa data? Explico: Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid – uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial. O festival aconteceu simultaneamente em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos.

O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e Phil Collins. Este último tocou nas duas cidades.

20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres.

Mas agora, vamos pensar: O que é o Rock? Respondo por mim: Já achei que fosse apenas balançar a cabeça, berrar e entopir o corpo do que não presta (não que isso não seja divertido, ainda me pego balançando a cabeça, berrando e me entopindo. Haha!). Agora que cresci um pouco,  vejo o Rock não apenas como forma de alívio de tensão ou divertimento, e sim como um movimento social, tal  como o MST, por exemplo. Se vê algo errado e se tenta obter mudanças, pressionar o que nos aliena e os impositores.  Podemos observar diversas músicas roqueiras com questionamentos, reclamações, sugestões, braços erguidos. Pelo que considero, esse é o Rock. Agora o resto, é o resto.

Bob Geldof

Aliás, pra quem não lembra, Bob Geldof é o ator que fez Pink, no The Wall. Filme que eu muito usei no colégio ou na faculdade, pra explicar uma coisa ou outra.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Informação, Música

Uma resposta para “Dia Mundial do Rock

  1. Gim

    Bah, eu não sabia o pq, mas agora eu sei xD foda é que o objetivo principal não foi alcançado ainda. hahahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s