Lagoa Dos Barros

Image

Há alguns dias fui pras bandas de Tramandaí dar um vistaço no oceano Atlântico. Percorrendo a freeway, principal rodovia de acesso ao litoral gaúcho, vi uma aguada imensa  entre Osório e Santo Antônio da Patrulha que era costeada pela estrada por cerca de 15 km. A primeira coisa a me chamar a atenção foi o tamanho da lagoa. No entanto, o que mais me deixou curioso foi não ver barcos navegando naquelas águas. Depois de provocado, me atinei a dar uma pesquisada pra saber que aquelas águas representam.

Fiquei sabendo de várias histórias sobre aquela imensidão aquática. Lendas sobre fantasmas, ninfas que cavalgam em cavalos brancos, extraterrestres, lobisomem que habita as margens, redemuínhos no centro da lagoa, e até que a lagoa não tem fundo.

A mais famosa história ligada a Lagoa dos Barros fala de um caso passional. A lenda surgiu de um caso real: Na década de 30, uma moça de nome Maria Luiza, de Porto Alegre, foi morta pelo seu noivo, que, como requinte de crueldade, a teria enforcado com o próprio véu. Segundo crenças: Os dois voltavam da festa de casamento, e ao passar pela lagoa, talvez possuído pelos maus espíritos que rondam o local, ele a estuprou e tirou sua vida. Após, amarrou uma pesada pedra no corpo da defunta e a jogou na lagoa.

O pessoal da região crê na hipótese do fantasma de Maria Luiza aparecer no meio da estrada pedindo carona atrás de vingança por seu assassinato. A lenda diz que, ao conseguir a carona, a noiva se evapora no ar no meio da viagem.

Agora, deixando de lado superstições, durante o mesmo ocorrido com a noiva, foram chamados mergulhadores para tentar encontrar o corpo. Porém, mesmo abordando um lado mais científico a lagoa tem uma carga de mistério fortíssima. Digo isso pelo fato de os mergulhadores não terem conseguido achar o fundo da lagoa. Claro que ele tem fundo, mas o estranho que me refiro aqui é referente a questão da profundidade daquelas águas.

Alguns especialistas e até mesmo pessoas do senso-comum criaram a teoria, sem nenhuma comprovação, de que a lagoa e a oceano possuem uma ligação subterrânea. O que me faz entender a situação de profundidade e também a explicação do desaparecimento de tantos navios e pessoas que nunca mais foram encontrados.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Diário, Informação, Na estrada

12 Respostas para “Lagoa Dos Barros

  1. gisele

    E um fato inexplicavel apavorante da medo de passar la perto acredito que e um misterio que jamais alguem vai consegui desvenda so deus…….

    • iedo gasparotto

      tambem tenho muita curiosidade sobre dados reais desta lagoa, acho muito linda, tais como ;tamanho profundidade-media,se a agua é doce se tem peixes ,quais as especies e tudo mais; é claro deixando as lendas de fora

  2. As lendas e construções culturais da lagoa chamam atenção, mas eu concordo contigo, Iedo, o mais intrigante é a existência física dela. Por coincidência conversava sobre isso ainda ontem com dois amigos.

    • iedo gasparotto

      um tanto atrasado mas hoje vou trcar mais umas ideias. é obvio que as
      lendas dão um aspecto misterioso e intrigante ,mas minha curiosidade
      é mais relativo aos aspectos fisicos; li não sei onde . mas foi na internet
      que ela tem uma profundidade média menor que quatro metros e que suaas aguas são doce. tambem tem varias especies de peixes todas nativas. e que o tamanho aproximado é de 8000 hectares
      por hoje é isto ( muito obrigado ) 02 05 2013

  3. Defato concordo com todos comentarios ainda de mesma forma aquele local sempre me chamou muita atenção pois passo ali a mais de 30 anos e nunca vi um jet,barco, pescador nada mesmo muito estranho águas tão lindas sem ninguem aproveitando o local.
    spacebrazil2015@hotmail.com

  4. Jordana

    bom.. eu acredito nessas lendas, mas ao mesmo tempo desacredito!! a agua é calma e estranhamente quente! acampei la durante um final de semana, e nao vi, nem ouvi nada de estranho. durante o periodo que fiquei la, vi pessoas se banhando e alguns pescadores! barcos, realmente nao tinham, mas tinha 2 avioes (pequenos) pousando na agua, e tambem um jetsky!! o lugar é lindo! quero ir la novamente!!

  5. Paulo Roberto O. da Silva

    Na verdade a história real é bem diferente, tenhos essas informações por familiares, minha bisavó que morava em Osório na época e acompanhou o caso. Realmente Maria Luiza morava em Porto Alegre e conheceu um rapaz também de Porto Alegre., ambos filhos unicos, namoraram mas ela resolveu terminar o namoro (eles nunca foram noivos). iconformado por ocasião de uma festa de casamento em Porto Alegre, em que ambos estavam presentes, o jovem tomou-se de ciume por Maria Luiza estar dançando com outro rapaz, como mantiveram a amizade após o término do relacionamento, o jovem pediu ao final da festa que Maria Luiza desse com ele uma volta por Porto Alegre. Maria Luiza aceitou e ele então rumou para Osório, não se sabe em que momento, ele acabou desferindo um tiro. Em Osório ele abasteceu o carro com a jovem agonizando e tentou jogar o corpo no Rio tramandaí, não conseguiu porque havia movimento de pescadores na rio. então rumou para a lagoa dos barros,Lá existia uma olaria acho que era proxima a Agasa. lá ele pegou alguns tijolos, e pedaços de arame que cercava a lagoa naquela época. Não existia a Freeway mas a estrada na época obedecia o curso atual. Amarrou tijolos no Corpo de Maria Luiza com os arames e amarrou o casado de pele que ela estava vestindo na cabeça e a jogou na lagoa.
    Ela era uma linda jovem e gostava segundo minha bisavó de andar sempre com reoupas brancas. Essa é a história verdadeira.

  6. eu fikei sabendo de um avião que caiu na lagoa e nunca foi encontrado. A unica coisa q encontraram dele foi o tanque de combustivel que era revestido de exopor

  7. Carlos

    meu pai ex-morador de Osório conta essas historias pra minha família, fico intrigando e procuro mais informações sobre a lagoa. Também, segundo ele, no sub-solo do pedágio de Snt. Antonio da Patrulha existe uma base militar que abriga mantimentos e armas. Vai saber né ? O.o

  8. Miguel Costa

    São seres extra-terrestres que vivem no seu interior. Há um canal que liga a lagoa ao mar (30 km). Seria um entre posto…

  9. Joelso pereira

    Moro em Santo Antônio da Patrulha conheço a lagoa dos barros frequento a prainha que tem no lado De Santo Antônio muito movimentada no verão lindas paisagens mas é perigosa já falecerão la meu ti u meu primo e o genro do meu ti u foram pescar de barco no meio da lagoa o barco que esta vão virou com o vento os corpos fóram encontrados após 7 dias boiando mergulhadores não conseguirão encontrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s